Se você está aguardando ansiosamente a chegada de uma nova ninhada de gatinhos, é importante saber como reconhecer os sinais de que sua gata está entrando em trabalho de parto. A gestação de um gato dura cerca de 64 a 67 dias, ou aproximadamente nove semanas. Aqui estão cinco sinais que indicam que o trabalho de parto é iminente:
Sintomas de trabalho de parto em gatos
- Aumento das glândulas mamárias: Durante a última semana de gestação, as glândulas mamárias da sua gata começarão a crescer. Os gatos geralmente têm quatro pares de glândulas mamárias, que se estendem desde a região da virilha até a parte inferior do peito. Dois dias antes do parto, sua gata começará a produzir leite, que pode se manifestar como secreções espessas de cor creme saindo de seus mamilos. Seus mamilos podem desenvolver pequenas crostas esbranquiçadas e cada um pode ter um cheiro único, que os gatinhos usam para se prender ao mesmo mamilo.
- Comportamento de aninhamento: Seu gata pode começar a fazer ninhos, semelhante aos humanos. Para ajudá-la nesse momento, coloque a caixa de gatinhos ou ninhos em uma sala silenciosa e quente, sem correntes de ar. Certifique-se de que a caixa esteja fora do alcance de outros animais de estimação e crianças. Incentive seu gato a dormir dentro da caixa assim que notar qualquer comportamento de nidificação acontecendo.
- Queda da temperatura: A temperatura normal da sua gata cai entre 37,7º a 39,1ºC (100º a 102,5ºF), mas um a dois dias antes do parto, a temperatura cairá para 37,2ºC (99ºF). Embora você possa medir a temperatura na axila do gato, geralmente há outros sinais suficientes de que o trabalho de parto está começando.
- Mudanças de comportamento Durante a última semana de gestação, sua gata pode se tornar reclusa, se escondendo em um local isolado da casa, ou pode se tornar extremamente afetuosa, especialmente se ela tiver um relacionamento próximo com um cuidador específico. Gatos que se tornam mais afetuosos vão querer que o cuidador esteja por perto e podem ser pegajosos, mas também inquietos.
- Diminuição do apetite Sua gata pode ter uma diminuição significativa no apetite, o que será perceptível, já que a maioria das gatas grávidas apresenta um aumento do apetite nas últimas semanas da gestação. A diminuição do apetite pode ser causada pelo peso dos gatinhos empurrando o estômago da mãe ou pode ser um sintoma de ansiedade geral.
Além desses sinais, você pode notar seu gato lambendo sua genitália com frequência algumas horas antes do início do nascimento. A água do gato também pode estourar e ela pode começar a passear, inquietar-se e uivar, miar ou chilrear. É importante estar atento a esses sinais para poder ajudar sua gata durante o trabalho de parto e garantir que tudo corra bem.
Se você notar qualquer comportamento estranho ou preocupante, é sempre recomendável entrar em contato com um veterinário imediatamente para obter orientações adicionais e garantir a segurança da sua gata e dos seus gatinhos. Com cuidados adequados e atenção constante, você pode ajudar sua gata a trazer uma nova ninhada de gatinhos felizes e saudáveis ao mundo.
Quanto tempo demora o trabalho de parto de um gato?
A questão de quanto tempo leva para dar à luz um gato só pode ser respondida aproximadamente, porque não é um processo que obedece a regras fixas. Mesmo assim, é possível fornecer estimativas que possam orientar os cuidadores a determinar se o parto está ocorrendo normalmente ou se há atrasos que podem causar problemas.
Antes de tudo, precisamos saber que o trabalho de parto consiste na primeira fase de dilatação, quando as contrações uterinas abrem o colo do útero para permitir a passagem dos filhotes, e a segunda fase de expulsão, na qual nascem os gatinhos. Para saber quanto tempo dura o trabalho de parto de uma gata, devemos primeiro lembrar que a fase de dilatação pode ser prolongada. É possível que um gato perca seu tampão mucoso antes do nascimento, que é uma substância que sela o útero durante a gravidez para prevenir infecções. Esta rolha pode cair entre 7 e 3 dias antes do nascimento, embora nem sempre possamos vê-la porque é normal que o gato a lamba. Se passarem mais dias, devemos consultar um veterinário, assim como no caso de um corrimento esverdeado que não é seguido pelo nascimento do bezerro.
Parto de gatos como ajudar?
Os gatos costumam parir rapidamente e não precisam de ajuda, mas, por precaução, aqui vão algumas dicas para facilitar a tarefa:
- Prepare um ninho confortável, seguro e tranquilo acima de tudo.
- Não a perturbe ou toque nela.
- Fique de olho nela para ter certeza de que está tudo bem.
- Quando o gatinho nasce, a mãe o retira da bolsa amniótica, o lambe e corta o cordão umbilical. Se observarmos que o gato não realiza nenhuma dessas ações, devemos romper a bolsa com as mãos limpas e aproximar o gatinho da mãe. Se ele ainda não o lamber, teremos que limpar o nariz e a boca, inserir um dedo e esfregá-lo suavemente para estimular a respiração. Nós o deixamos em um seio para começar a mamar.
- Quaisquer sintomas como os que descrevemos são motivos para chamar um veterinário.