Como fazer o gato defecar na caixa de areia

Publicado em: 16/02/23 Por: Admin Leia em 3 minutos

Talvez a razão mais comum pela qual os gatos urinam de forma inadequada é que eles não gostam da caixa de areia. Se o seu gato está fazendo xixi em todos os lugares e você descartou problemas médicos, é hora de reavaliar suas caixas de areia. 

  • Comece certificando-se de que as caixas de areia do seu gato estejam tão limpas e desejáveis ​​quanto possível. Escolha as maiores caixas de areia possíveis e tente mantê-las descobertas. Seu gato pode se sentir apertado dentro de uma caixa coberta, especialmente se for grande ou fofo.
  • Coloque as caixas de areia  em uma área tranquila e acessível da casa. Certifique-se de que eles não sejam colocados na área onde seu gato come ou bebe. Para o bem da privacidade do seu gato e de sua própria decoração, considere uma tela decorativa para separar a área da caixa de areia do gato de outras áreas.
  • Certifique-se de que há uma caixa em cada nível de sua casa.
  • Para gatos mais velhos, a caixa de areia deve ser fácil de entrar. Considere comprar uma caixa rasa para gatos ou colocar uma rampa na entrada da caixa. 
  • Encontre uma boa areia para gatos que seu gato goste. Idealmente, escolha uma ninhada sem cheiro e com pá que os gatos adoram, como Cat Attract da Dra. Elsey. 
  • Muitos veterinários recomendam ter uma caixa de areia por gato, mais uma extra. Isso significa ter duas caixas de areia, mesmo em uma casa com um gato. Uma razão para isso é que alguns gatos gostam de usar uma caixa para urina e outra para fezes. A outra razão é evitar a competição entre os gatos pelo território da caixa de areia. 5
  • Certifique-se de que sua casa é um lugar feliz para o seu gato. Adicione bastante espaço vertical e enriquecimento felino para tornar o ambiente do seu gato ideal. Lembre-se de  brincar com seu gato  e fornecer brinquedos. Se as mudanças ambientais não forem eficazes, seu veterinário pode recomendar um suplemento ou medicamento prescrito para reduzir o estresse e a ansiedade em seu gato. 
  • É essencial que você limpe completamente todas as áreas impróprias onde um gato urinou usando um limpador especial, como um limpador enzimático, para erradicar completamente o odor. Caso contrário, seu gato pode continuar fazendo xixi lá.

Em geral, a chave para impedir que os gatos façam xixi fora da caixa de areia é tão simples quanto ser um dono de gato responsável e atencioso. Mantenha seu gato saudável e visite o veterinário para cuidados de rotina e assim que surgirem problemas. Minimize a ansiedade no ambiente do seu gato e tente manter uma casa amigável e de baixo estresse.

Leia Também