Como evitar que seu gato morda

Publicado em: 19/02/23 Por: Admin Leia em 4 minutos

Se você tem um gato e está incomodado pois ele está mordendo, embora isso seja doloroso, você precisa entender que ele age assim por algum motivo e essa é a maneira dele de se comunicar. Separamos algumas de como evitar que seu gato morda.

Por que o gato morde? Entenda o comportamento do seu bichano:

  • Instinto natural: Mesmo que domesticados, os gatos são animais mantêm um instinto animal. Por serem animais carnívoros, caçar e morder as presas faz parte da sua evolução.

  • Comunicação: Mordidas sempre fizeram parte da comunicação dos felinos, e os gatos mordem suavemente os seus donos e outros gatos, seja para chamar atenção, assim como brincadeira.

  • Dentes e gengivas: A mordida também pode servir para aliviar a dor ou desconforto nos dentes ou gengivas do gato, isso ocorre com diversas espécies. Mas no caso de gatos e cachorros, a mordida pode ser mais forte e direcionada a objetos como brinquedos ou móveis.

  • Brincadeira: É normal você perceber que enquanto brinca com seu pet ocorram mordidas leves, isso corre normalmente quando eles estão brincando com seus donos ou outro pet.

  • Estresse e ansiedade: Em alguns casos, sua bolinha de pêlos pode morder como um sinal de estresse ou ansiedade. Isso pode ocorrer na maioria dos casos em situações como visitas ao veterinário, mudanças na rotina ou ambiente, ou quando estão se sentindo ameaçados.

Como fazer meu gato parar de morder?

  • Não repreenda o gato: Nunca repreenda ou bata no gato por morder. Isso pode piorar o comportamento e levar a mordidas mais agressivas.
  • Ensine bons hábitos: É importante ensinar ao gato bons hábitos desde cedo, como usar brinquedos apropriados para morder e evitar morder as mãos ou pés dos donos.
  • Identifique as causas: Tente identificar a causa da mordida para poder agir adequadamente. Se o gato estiver estressado ou ansioso, por exemplo, procure formas de acalmar o animal e tornar o ambiente mais confortável para ele.
  • Procure ajuda profissional: Se o gato apresentar um comportamento agressivo ou estiver mordendo com frequência, é importante procurar a ajuda de um veterinário ou treinador de animais para lidar com o problema.

Como ensinar o gato a não morder

  1. Identifique a causa da mordida

Os gatos mordem porque estão com medo, estressados ou frustrados. Eles não agem por despeito ou raiva. Observar os sinais de que seu gato pode estar ficando agitado pode ajudar a evitar que ele morda. Sinais como cauda ou pele contraída, orelhas achatadas, pupilas dilatadas, cabeça ou olhos voltados para sua mão, corpo rígido e bigodes para a frente podem indicar que seu gato precisa de uma pausa.

  1. Entenda a agressão por brincadeira

A agressão por brincadeira é mais comumente observada em gatinhos ou adultos jovens que são o único animal de estimação em casa. Quando um gatinho tem um irmão ou amigo para brincar, eles são capazes de ensinar um ao outro como brincar adequadamente. Quando você vê dois gatinhos lutando e gritando, eles estão aprendendo um com o outro quantos dentes e garras são aceitáveis durante a brincadeira. Se um gatinho não tiver essa saída, ele terá que aprender a inibição da mordida dos humanos.

  1. Use brinquedos para evitar mordidas durante as brincadeiras

Evite usar as mãos para brincar com seu gato. Isso pode ensiná-lo a morder como parte do jogo. Se o seu gato insiste em roer suas mãos, tenha um pequeno brinquedo de pelúcia à mão para incentivá-lo a morder.

  1. Não reaja se for mordido

Se você for mordido, faça o melhor que puder, fique parado e não reaja. Coloque as mãos atrás das costas e levante-se. Ignore completamente o mau comportamento do gato e redirecione sua atenção para uma saída de jogo apropriada, como uma varinha de penas. Repita conforme necessário.

Lembre-se: entender por que seu gato está mordendo e ajudá-lo a brincar de maneira saudável pode ajudar a evitar mordidas. Com paciência e prática, você pode ensinar seu gato a se comportar de maneira adequada e garantir que suas interações sejam divertidas e seguras.